Portes Grátis para Portugal Continental em encomendas superiores a 25€

O arraial dos Santos Populares

Escrito em 21 de junho de 2024

O arraial dos Santos Populares

“Com os Santos Populares a chegar,
É hora da festa começar a preparar,
Com as bebidas a refrescar e as sardinhas a assar,
Animação não pode faltar!”

Junho é o mês dos Santos Populares e de Portugal!

Os Santos Populares são significado de marchas, fogueiras, caldo verde, sardinha assada, cor, música e alegria. E como as dimensões do profano e do sagrado andam muitas vezes de mãos dadas, são igualmente sinónimo de eucaristias e de procissões religiosas.

Santo António, São Pedro e São João dão o mote a bailaricos e a arraiais que se celebra por todo país com as tradições típicas de cada região.Os arcos, os balões coloridos, os manjericos, os martelinhos, são decorações que tornam esta carismática festa ainda mais divertida e animada!

Mas afinal quem são os Santos que compõe os Santos Populares?

O Santo António, mais conhecido pelo Santo casamenteiro é também o padroeiro de pescadores, grávidas, marinheiros, viajantes, agricultores, idosos, entre outros. Este celebra-se a 13 de Junho.

“Em dia de São João, lança-se um balão e comem-se sardinhas no pão”.
O São João, celebra-se a 24 de Junho e tem como tradição o saltar da fogueira em número ímpar e no mínimo três vezes para que fique protegido de todos os males durante todo o ano.

A fechar as festividades temos o São Pedro. Este celebra-se a 29 de junho, é padroeiro dos pescadores, dos viúvos e viúvas, mas é tradicionalmente conhecido como o Guardião das chaves do Reino dos Céus.

A importância de manter as tradições…

Na AG Têxtil gostamos de aliar a inovação à tradição!
É nas tradições que encontrámos a nossa inspiração e por isso desenvolvemos coleções alusivas a cada tema e os Santos Populares não foram exceção

Divirta-se, crie momentos em família, saboreie as sardinhas que tradicionalmente acompanham estas festas e aproveite o que de melhor tem o seu arraial com a decoração da AG Têxtil

Viva os Santos Populares
AG Têxtil